quinta-feira, 17 de junho de 2010

CRÔNICA DE CECÍCILIA MEIRELES

O FIM DO MUNDO

CECÍLIA MEIRELES


A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.

Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.

Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.

Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste - mas que importância tem a tristeza das crianças?

Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.

Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.

O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos e tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos - além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

Se o fim do mundo for mesmo em fevereiro, convém pensarmos desde já se utilizamos este dom de viver da maneira mais digna.

Em muitos pontos da terra há pessoas, neste momento, pedindo a Deus - dono de todos os mundos - que trate com benignidade as criaturas que se preparam para encerrar a sua carreira mortal. Há mesmo alguns místicos - segundo leio - que, na Índia, lançam flores ao fogo, num rito de adoração.

Enquanto isso, os planetas assumem os lugares que lhes competem, na ordem do universo, neste universo de enigmas a que estamos ligados e no qual por vezes nos arrogamos posições que não temos - insignificantes que somos na tremenda grandiosidade total.

Ainda há uns dias a reflexão e o arrependimento: por que não os utilizaremos? Se o fim do mundo não for em fevereiro, todos teremos fim, em qualquer mês...


Texto extraído do livro "
Quatro Vozes", Distribuidora Record de Serviços





ATIVIDADES:
1. Qual a sua visão sobre o fim do mundo?
2. Narre a sua emoção quando ouviu, pela primeira vez, falar no fim do mundo.
3. O que você pediria a Deus se o fim do mundo fosse amanhã?


DOIS IRMÃOS E A BOA COLHEITA

Dois rapazes moravam na mesma fazenda quando o pai morreu. O que era solteiro ficou morando na casa em que o pai morava. O casado morava na casa ao lado. Eles tinham uma plantação imensa de arroz e um celeiro em comum, e combinaram de trabalhar juntos e dividir tudo. Colheram dezenas de sacos de arroz, metade para um e metade para o outro, e assim fizeram dois celeiros. Fizeram uma boa colheita, estavam com os depósitos cheios. No final da tarde, o irmão solteiro começou a pensar que aquela divisão não estava certa. Pensava: “Eu sou solteiro e meu irmão é casado, tem mulher e filhos. Ele precisa de mais arroz do que eu, pois sou sozinho.” À noite, ele se levantou, foi ao celeiro dele, pegou um saco de arroz, escondido, e colocou no celeiro do irmão.

O irmão acordou na manhã seguinte e começou a pensar: “Essa divisão não está justa, pois sou casado, tenho minha mulher e meus filhos. E eles vão crescer e poderão me ajudar. Mas meu irmão, coitado, ele é sozinho. E se ele não casar, não vai ter ninguém por ele. O certo é ele ganhar uma parte a mais que eu.” Levantou, foi ao seu celeiro, pegou um saco de arroz e colocou no celeiro do irmão. E assim foram vivendo: a cada colheita, um levava uma parte a mais para o outro. Só não entendiam como é que sempre ficava a mesma quantidade para cada um.

Uma bela noite, o relógio biológico se confundiu e os dois se levantaram na mesma hora e se encontraram no meio do caminho. Um olhou para o outro, colocaram o arroz no chão, se abraçaram e choraram. A partir daquele dia, fizeram um único celeiro.

ESTUDO DO TEXTO:

1.Qual a mensagem principal do texto?

2.É comum a atitude tomada pelos personagens, nos tempos atuais?

3.Este texto se enquadra em qual gênero?

4.Qual a justificativa dada pelos irmãos para aumentar a parte do outro?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TEXTO DE AUGUSTO CURY

O ESPETÁCULO DA VIDA

Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo.

Encontre um oásis em seu deserto. Os perdedores veem os raios. Os vencedores veem a chuva e a oportunidade de cultivar. Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos. Os vencedores começam tudo de novo.

Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo. Não seja escravo dos seus pensamentos negativos. Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção. O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha. Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.

Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo. Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida. Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão. Ninguém é igual a você no palco da vida. Você é um ser humano insubstituível.

Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível.

REFLEXÃO:

Este espetáculo do qual fala o autor pode ser ser o maior de todos os acontecimentos da vida. A profundidade de cada frase do texto deixa-nos sensibilizados. Este grande filósofo é realmente grandioso. Vale à pena ler e questionar os seus escritos.

FRASES INESQUECÍVEIS DE CHICO XAVIER

FRASES INESQUECÍVEIS

"Cumpramos os nossos deveres, sabendo que a nossa responsabilidade tem o tamanho do nosso conhecimento"

"Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.

"Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás."

"Não sou o autor dos livros. Os autores são os Espíritos amigos. Sou apenas o cavalo usado para o transporte. Os cavaleiros não aparecem."

"O grão de areia é quase nada, mas parece uma estrela pequenina refletindo o sol de Deus"

"O aborto é um delito difícil de ser classificado, porque a vítima está absolutamente incapaz de
operar na própria defesa."
"Deus nos concede, a cada dia, uma página nova no livro do tempo. Aq
uilo que colocamos nela, corre por nossa conta."
"Cultive a simplicidade. Embora não pareça, o Universo é imponente conjunto de leis claras e coisas simples"
"Uma visita ao hospital pode dar a você a ficha de suas vantagens em relação aos outros"
"Amor é força de vida e trabalho vinculado ao amor é usina geradora de felicidade
Faça uma reflexão sobre estas frases;

terça-feira, 15 de junho de 2010

CHICO XAVIER EM FOCO

Desde a infância Chico Xavier conheceu a dor, a presença de espíritos e do mundo paranormal em sua vida

Nascido no dia 02 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, cidade a 46 km de Belo Horizonte, Francisco Cândido Xavier era filho de João Cândido e Maria João de Deus. Seu pai tinha temperamento de artista, gostava de serenatas, foi cambista de bilhetes de loteria. Sua mãe, filha de lavadeira, era neta de índia. A matriz genética do povo brasileiro está presente no DNA e na base corpórea de Chico: a do ameríndio, do português e do negro.

Foi o falecimento da mãe que mudou sua vida, quando passou a ser cuidado pela madrinha, que lhe batia todo dia. Em seguida seu pai casou-se novamente, e sua madrasta Cidália foi quem o acolheu, assim como os irmãos, que estavam afastados da família. Ainda criança, passou a ver conversar com sua mãe desencarnada. Teve que ajudar no sustento da casa e na educação dos irmãos. Iniciou sua missão mediúnica em 8 de julho de 1927, na cidade natal, no interior mineiro.

Aos 17 anos, recebeu as primeiras páginas psicografadas. Em noite memorável, os Espíritos deram início a um dos trabalhos mais belos da humanidade. Foram preenchidas 17 folhas de papel, versando sobre os deveres do espírita-cristão. Em 1931, apareceu-lhe o seu mentor espiritual, Emmanuel. Na introdução do livro "Lições de Sabedoria", organizado pela médica e espírita Marlene Nobre, ela explica que o próprio Chico reconhece três períodos distintos em sua vida mediúnica: "a primeira, dos 4 aos 17 anos, época em que via sua mãe e estava sob a influência de entidades felizes e infelizes; a segunda, dos 17 aos 21 anos, quando conheceu o Espiritismo e psicografou mensagens dos espíritos amigos e que foram inutilizadas, a pedido deles, por se tratarem de esboços e exercícios de adestramento e, finalmente, o terceiro período, de 1931 até 2002, que se iniciou com a presença do espírito guia Emmanuel, quando este assumiu o encargo de orientar suas atividades mediúnicas".

A partir de 1932, com a publicação do "Parnaso de Além Túmulo", coletânea de poesias de escritores brasileiros e portugueses desencarnados, os livros psicografados por seu intermédio começam a ser editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Foi assim com as 85 primeiras obras. As demais foram publicadas por outras editoras. Os direitos autorais de seus 412 livros foram integralmente doados a entidades assistenciais espalhadas pelo Brasil.



OS DETRITOS PRECISAM SAIR

Os detritos precisam sair

O funcionamento do nosso corpo é muito complexo. Assisti a uma reportagem na TV em que um especialista no assunto dava algumas informações. Fiquei pensando na parte em que ele falou que o nosso organismo recicla os detritos. Por exemplo, quando ficamos dias sem fazer as nossas necessidades fisiológicas, o colesterol ruim e o triglicerídeo que iriam ser expelidos, retornam para as nossas células. Isto é mal. É bom que tenhamos cuidado com esta funcionalidade que faz parte do nosso cotidiano.

Não se pode esquecer de que também há dejetos mentais e ou psicológicos que interferem no nosso bem estar: raiva, nervosismo, mentira, intrigas, desentendimentos e outros. Estes, tanto quanto aqueles, trazem malefícios. Não é bom conservá-los. O segredo da jovialidade, estar em ter a sabedoria de livrar-se destes desprazeres. Se você quiser, você pode. Vale a pena tentar e será feliz de corpo e alma.

Faça uma reflexão sobre este texto.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MENSAGENS PARA O DIA DOS NAMORADOS

"É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música."
Balzac


"Viver sem amar não é realmente viver."
Molière


"O amor é o processo de eu conduzi-lo gentilmente de volta a você mesmo."
Antoine de Saint-Exupéry

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem."
Antoine de Saint-Exupéry


"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."
Antoine de Saint-Exupéry


"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos."
Antoine de Saint-Exupéry

"Apenas em torno de uma mulher que ama se pode formar uma família."
Friedrich Schlegel


"O amor nada mais é do que a conquista de nós próprios no outro."
Friedrich Nietzsche


"O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém que nos faz brilhantes e inesquecíveis."


"Amar é admirar com o coração. Admirar é amar com o cérebro."
Theophile Gautier