Olá, pessoal!
Antes de começar
o texto propriamente dito, gostaria de pedir licença para agradecer a todos os
leitores do infoEnem pelo carinho para comigo: ao ler os comentários enviados,
tenho mais certeza de minha escolha profissional e de que vale muito a pena
participar deste projeto. Esperamos, não só eu, mas toda equipe infoEnem, que
nossas publicações continuem a orientar e a ajudar o máximo de pessoas
possível.
E foi um desses
comentários que nos inspirou para o texto de hoje, no qual abordaremos a 2ª
competência avaliada na redação do ENEM (clique
aqui para ver todas as outras): “compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo” (BRASIL-DF,
2012, p. 14). Esta competência pode ser dividida em três partes para ser melhor
entendida, basta pontuarmos as vírgulas: compreender a proposta de redação,
aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema dentro
dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Compreender a
proposta de redação: o candidato deve mostrar,
através de seu texto, que compreendeu totalmente a proposta de redação, que
entendeu o tema e que, consequentemente, domina os limites estruturais do
texto dissertativo-argumentativo, isto é, que sabe redigir uma
dissertação-argumentativa, como já abordamos nas primeiras publicações sobre a
redação do ENEM. O candidato que escrever outro tipo textual ou gênero não
atenderá à parte desta competência. Para atender totalmente a este critério, a
banca elaboradora do ENEM no Guia do Participante – A Redação no ENEM 2012
orienta que os candidatos leiam com atenção a proposta e os textos motivadores,
o que é o mínimo esperado. Assim, observa-se a importância crucial de uma
leitura atenta e proficiente.
Aplicar
conceitos das várias áreas do conhecimento:
pontuando este aspecto, a banca examinadora e elaboradora do ENEM quer dizer
que busca textos que mostrem que os seus autores sabem estabelecer relações
entre o tema proposto e outras áreas do conhecimento correlacionadas, que
consigam expandir seus horizontes e não apenas ficar no senso e no lugar comum.
Podemos dar como exemplo o tema da redação do ENEM 2012: Os movimentos
imigratórios no Brasil no século XXI. Várias áreas do conhecimento poderiam ser
relacionadas ao tema, como a política imigratória, a questão das fronteiras
brasileiras, as imigrações anteriores (história do Brasil), economia (porque há
imigrantes e o que os atraem para o Brasil), sistema econômico etc.
O importante é
mostrar o quanto se está atualizado e inteirado sobre o tema e os textos
motivadores servem para inspirar os candidatos e, sobre eles, o Guia do
Participante ressalta que deve-se evitar ficar preso ao que eles trazem
porque sua função é “despertar uma reflexão sobre o tema” (BRASIL-DF, 2012,
p.15) e não para limitar a criatividade do candidato e, assim, estimular o
estabelecimento de relações. E, por isso mesmo, a redação não deve conter
cópias de trechos dos textos motivadores e, se houve, para efeito da correção,
as linhas com cópias não serão consideradas.
Um dos
comentários a nós enviado perguntava-nos como adquirir informações confiáveis
na internet para se preparar para a redação do ENEM, já que há uma imensa
quantidade de conteúdos que nem sempre são corretos. Pensamos que o leitor que
nos enviou esta mensagem estava preocupado com esta 2ª competência no que se
refere à aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento e, realmente,
para atender a este aspecto deste critério, é fundamental possuir um
conhecimento de mundo prévio e a internet pode ajudar sim, mas como ela
possui uma imensidão de conteúdos, o ideal é buscar sites relevantes,
como por exemplo, de jornais e revistas atuantes e de grande circulação
nacional, páginas que trazem artigos científicos e acadêmicos (revistas
acadêmicas e sites de universidades) e conteúdos de autoria confiável,
de autores conhecidos.
Mas aí entra um
ponto que é essencial: senso crítico. Ao ler uma notícia ou uma reportagem
sobre qualquer assunto, devemos ter senso crítico para concordar, discordar,
refutar e interpretar o que está escrito, já que quem escreve sempre tem
intenções e uma ideologia. Devemos selecionar, de acordo com a nossa opinião,
nossas fontes de informação. Por isso há assinantes de determinadas revistas e
de determinados jornais, já que cada um possui seu viés ideológico e por haver
mais de um modo de se abordar algo.
Os livros também
possuem um papel fundamental na nossa formação: desde os livros didáticos que
usamos na escola, passando pela Literatura nacional e estrangeira, eles têm uma
enorme importância e todo livro nos passa uma lição, algo de bom que podemos e
devemos levar para a vida e usar em situações como uma prova de redação do ENEM.
Tudo isso para
nos tornarmos aquela pessoa bacana de conversar, que sabe um pouquinho de tudo,
que sempre tem uma opinião a dizer. O Guia do Participante afirma que o
ideal é que as redações não devem trazer “reflexões previsíveis, que demonstram
pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto” (idem), isto é,
deve-se evitar o senso e os lugares comuns, como por exemplo, colocar a culpa
de todos os males da humanidade no capitalismo, na grande mídia, no consumismo
e na publicidade. Obviamente eles têm sua parcela de culpa, mas devemos
ponderar, já que a grata propaganda não lhe puxa pelo braço e o leva para o shopping
e aí entra, novamente, o senso crítico.
Na próxima
semana, continuaremos abordando esta competência explicando os cinco níveis
possíveis de desempenho utilizados para avaliá-la.
Bom feriado a
todos!
A Redação no
ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
**Camila
também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso
portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às
quintas-feiras, não percam!
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