quarta-feira, 7 de abril de 2010

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

SONHOS
Gregório telefona a Berta.
_Berta,você está bem?
_Sim, Gregório, por quê?
_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você se afogava num mar revolto. Eu era o salva-vidas na praia.
_E você me salvou, Gregório?
_Claro, Berta. Quem mais poderia te salvar?
No dia seguinte telefona de novo.
_Berta,você está bem?
_Sim Gregório, por quê?
_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você estava com nefrite, e que eu era o médico a quem você consultava.
_E você me salvou, Gregório?
_Claro Berta. Quem mais poderia te salvar?
Terceiro dia:
_Berta, você está bem?
_Sim, Gregório. Por quê?
_Tive um sonho horrível esta noite. Sonhei que você estava possuída pelos demônios.
Eu era o sacerdote que te exorcizava.
_E você me salvou, Gregório?
_Claro, Berta. Quem mais poderia te slavar?
No quarto dia Berta aceita a proposta de Gregório. Casam-se. E desde então ela tem um único sonho: que Gregório está morto, morto, morto.
(Moacyr Scliar)

1. Quais os artifícios que Gregório usa para conquistar Berta?
2. Infere-se que Berta é uma moça difícil de ser conquistada. Mas Gregório é persuasivo e consegue o que quer. Qual era o objetivo do cavalheiro?
3. No texto, qual significado das expressões: nefrite - exorcizar - mar revolto.
4.Por que passa a sonhar que Gregório está morto?
5. Relacione os verbos conjugados e diga em que tempo e modo se encontram.
6. Escreva os substantivos presente no texto.
7.Qual o gênero o texto se apresenta?
8.Continue o texto simulando os acontecimentos do quarto dia.Utilize os mesmos recursos dos parágrafos anteriores.

Um comentário:

  1. Eu li esse texto na escola, achei tão lindo e vim procurar, eu não entendi só o morto, morto, morto D: e agora que fui ver, o Gregório queria conquistar Berta. ount. *u*

    ResponderExcluir