sábado, 19 de junho de 2010

COMPREENSÃO TEXTUAL - AULA NOS PARÂMETROS DAS INDICADAS NO PORTAL DO PROFESSOR

Tema da aula:

Compreensão textual: Moça linda bem tratada - Mário de Andrade

O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Com esta aula o aluno desenvolverá habilidade de interpretar as informações contidas no texto.

Duração das atividades:

2 aulas de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:

Habilidades básicas de leitura e compreensão textual, bem com conhecimento gramatical dos adjetivos e substantivos.

Estratégias:

Leitura silenciosa;

Leitura oral do professor;

Jogral em grupos;

Debater as idéias contidas no texto antes de responder por escrito as questões propostas;

Depois que os alunos responderem às questões propostas, corrgi-las confrontando as respostas e debatendo sobre elas.

Pedir que os alunos pesquisem na internet outros textos de Mário de Andrade e observem a estrutura do conteúdo.

Mandar que os alunos produzam poesias seguindo a mesma forma do texto estudado, depois organizem um varal de poesias com as produções feitas.

AULA:

Para motivar o processo da leitura o professor levará para a sala, cópias do texto ( Moça linda bem tratada - Mário de Andrade).

Moça Linda Bem Tratada
Mário de Andrade
Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor.

Grã-fino do despudor,
Esporte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.

Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...

Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta do pobre arromba:

Uma bomba.

ATIVIDADES INERENTES AO TEXTO:

1. Quais os artifícios que o autor usa para descrever, intelectualmente, a moça?
2. Infere-se que a moça é de uma família tradicional. Em qual estrofe está clara esta informação?
3. No texto, qual significado das expressões: gordaça - plutocrata – coió.
4. A última estrofe retrata uma denúncia social, explique-a.

5. Relacione os adjetivos constantes no texto.
6. Escreva os substantivos presente no texto.
7. Em que gênero o texto se apresenta?
8. Pesquise em outras fontes, textos do autor que faça referência a uma situação social.

9. Produza poesias utilizando o mesmo formato no qual o autor emprega na poesia acima.

AVALIAÇÃO:

Diagnóstica e processual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário