Tema da aula:
Compreensão textual: Moça linda bem tratada - Mário de Andrade
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Com esta aula o aluno desenvolverá habilidade de interpretar as informações contidas no texto.
Duração das atividades:
2 aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
Habilidades básicas de leitura e compreensão textual, bem com conhecimento gramatical dos adjetivos e substantivos.
Estratégias:
Leitura silenciosa;
Leitura oral do professor;
Jogral em grupos;
Debater as idéias contidas no texto antes de responder por escrito as questões propostas;
Depois que os alunos responderem às questões propostas, corrgi-las confrontando as respostas e debatendo sobre elas.
Pedir que os alunos pesquisem na internet outros textos de Mário de Andrade e observem a estrutura do conteúdo.
Mandar que os alunos produzam poesias seguindo a mesma forma do texto estudado, depois organizem um varal de poesias com as produções feitas.
AULA:
Para motivar o processo da leitura o professor levará para a sala, cópias do texto ( Moça linda bem tratada - Mário de Andrade).
Moça Linda Bem Tratada
Mário de Andrade
Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor.
Grã-fino do despudor,
Esporte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.
Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência...
Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta do pobre arromba:
Uma bomba.
ATIVIDADES INERENTES AO TEXTO:
1. Quais os artifícios que o autor usa para descrever, intelectualmente, a moça?
2. Infere-se que a moça é de uma família tradicional. Em qual estrofe está clara esta informação?
3. No texto, qual significado das expressões: gordaça - plutocrata – coió.
4. A última estrofe retrata uma denúncia social, explique-a.
5. Relacione os adjetivos constantes no texto.
6. Escreva os substantivos presente no texto.
7. Em que gênero o texto se apresenta?
8. Pesquise em outras fontes, textos do autor que faça referência a uma situação social.
9. Produza poesias utilizando o mesmo formato no qual o autor emprega na poesia acima.
AVALIAÇÃO:
Diagnóstica e processual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário