terça-feira, 24 de agosto de 2010

MENSAGEM DE PERSEVERANÇA

perseverança ao semear

P. Valdemar Gaede

*Um novo dia nasce em nossa vida. É dia de semear, de lançar boas sementes. Só colhe bons frutos quem lança boas sementes. O sonho de cada pessoa é colher felicidade. Ninguém nasce para ser infeliz. Sonhamos todos com uma colheita farta de felicidade. Mas, para colher, é preciso primeiro plantar. Acontece, porém, que nos esquecemos de semear ou nos cansamos de semear. E depois nos surpreendemos quando a colheita boa não vem. Como colher se não semeamos.

O apóstolo Paulo sugere: "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (Gálatas 6.9)

Às vezes vê-se gente cansada de semear o bem:

    • Já investi tanto naquela pessoa. Não adiantou. Não tive retorno. Agora desisto!
    • Já estou cansado de prestar serviço voluntário. Nada muda. Ninguém reconhece o meu esforço. Vou parar com isto!
    • Já estou cansado de atuar na comunidade. São sempre os mesmos a fazerem tudo. Os outros não fazem nada.
    • Sim, estou cansado de servir, de amar, de fazer o bem.

É compreensível que desanimemos. Deus entende também a nossa decepção. Nossa revolta também tem lugar no colo de Deus. Mas ele insiste: Não desanime! Não desfaleça! A seu tempo colherás! Aprendamos, portanto, da paciência e da perseverança do agricultor. Ele sabe que, para colher, é necessário plantar, custe o que custar. Ás vezes ele planta e a chuva não é suficiente para uma boa colheita. Às vezes ele semeia, mas vem a tempestade e carrega para longe a semente. Às vezes ele planta, mas vêm os insetos e acabam com a lavoura. Nem por isso ele deixa de plantar. É persistente porque sabe que, a seu tempo, a colheita virá.

    • Como posso colher amizade, se me cansei de querer bem as outras pessoas?
    • Como posso colher paz se já me cansei de perdoar?
    • Como posso colher amor se já não quero mais servir?
    • Como posso colher felicidade se já não me empenho pela felicidade dos outros?
    • Como posso colher bênção se vivo reclamando da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário