sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O SER HUMANO E A NATUREZA

O caminho de reconciliação entre o ser humano e a natureza

Os grandes problemas da conservação da natureza estão, na realidade, intimamente ligados aos da sobrevivência do próprio ser humano na terra.

Certos filósofos não hesitam em afirmar que a humanidade está mal encaminhada. Não nos cabe aqui fazer semelhantes considerações ou julgamentos, porém podemos afirmar, de acordo com todos os biólogos, que o ser humano cometeu um erro capital pensando poder isolar-se da natureza e não respeitar certas leis de alcance geral. Existe, já há muito tempo, um divórcio entre o ser humano e seu meio.

O velho pacto que unia o primitivo e seu habitat foi rompido de modo unilateral pelo ser humano, logo que este considerou ser suficientemente forte para seguir apenas as leis elaboradas por si mesmo. É necessário reconsiderar essa posição, mesmo que nosso orgulho sofra, e assinar um novo pacto com a natureza, que nos permita viver em harmonia com ela. É a melhor maneira de extrair do meio um rendimento que possibilite ao ser humano manter-se sobre a terra e fazer com que sua civilização progrida tanto no plano técnico quanto no plano espiritual.

Só essa harmonia tornará possível salvar, simultaneamente, o ser humano e a natureza selvagem, dois aspectos, dois lados de um mesmo problema que durante muito tempo se pensou poder dissociar; no entanto, constata-se atualmente que estão intimamente ligados, e não é mais possível separá-los. A natureza não deve ser salva para rechaçar o ser humano, mas sim porque a salvação dela constitui a única probabilidade de sobrevivência material para a humanidade, devido à unidade fundamental do mundo onde vivemos.
BIOLOGIA: SÔNIA LOPES E SERGIO ROSSO

ATIVIDADES:
1.Com base no texto comente sobre os grandes problemas da conservação da natureza.

2. De acordo com alguns biólogos, qual o erro capital que o ser humano cometeu a respeito da natureza?

3.Faça um breve comentário sobre como podemos viver em harmonia com o meio ambiente.

4.Comente as consequências do aumento da taxa de gás carbônico no ar.

5.Explique como a camada de ozônio na atmosfera vem sendo destruída.

6. Na sua opinião qual o caminho de uma reconciliação entre o ser humano e a natureza?
BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário