quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ATIVIDADE 2 DIÁLOGO TEÓRICO

Diálogo teórico

Philippe Perrenoud

Sociólogo suíço é um dos novos autores mais lidos no Brasil. Com nove títulos publicados em português. Doutor em sociologia e antropologia dá aulas nas faculdades de Psicologias e de ciências da educação da Universidade de Genebra, nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação.

O que ele diz:

O engajamento em um projeto de mídia ao longo alcance oferece uma oportunidade de aprender a planejar, a negociar, a cooperar, a realizar ... O projeto é favorável porque confronta com situações mais imprevisíveis e mais complexas do que os exercícios escolares. Espera-se que um procedimento de projeto seja o motor de uma atividade , até mesmo de uma aprendizagem . ( Pedagogia diferenciada: das intenções à ação / Philippe Perrenoud; tradução Patrícia Chittoni Ramos- Porto Alegre : Artmed, 2000 páginas 67 e68)

Vejo que Perrenoud defende a teoria dos projetos assim como outros especialistas - Fernando Hermandez, e Jonh Dewey. No currículo organizado em projetos o mestre deixa de ser o único dono do saber. Projetos envolvem até os alunos mais displicentes.

Maria Anete Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário