quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ATIVIDADE 5

MARIA ANETE BEZERRA

COLÉGIO ESTADUAL OTACÍLIO MOTA

IPUEIRAS CEARÁ

SÉRIES: 1º 2º 3º anos do ensino médio

PROFESSORES ENVOLVIDOS: ANETE, ELENILDA, LUCIANA, FRANCISCO MENDES, FRANCIDALVA

CARACTERÍSTICA DO PROJETO : INTERDISCIPLINAR

TEMA: UM CANTO PARA ENCANTAR

JUSTIFICATIVA:

O público jovem gosta de interagir com a música. Os estilos e gostos são diversos. Cada um tem o seu repertório e o seu jeito de curtir. É proveitoso usar a música na prática curricular sem esquecer seus elementos constitutivos (melodia, harmonia, ritmo, altura, intensidade, timbre), para tanto, esta, deve ocupar lugar privilegiado na escola a fim de desenvolver no educando a capacidade de escuta consciente, de análise crítica, de interpretação, de improvisações e de composições.Se a escola utilizar este recurso para melhorar a aprendizagem, sem dúvida a aceitação e participação será bem expressiva. Alguns estudiosos acreditam que a música aumenta a concentração. Aprender uma música é mais prazeroso do que aprender outro gênero .

O uso de músicas, vídeos, filmes, jogos didáticos entre outras ferramentas, são elementos motivadores e eficazes nas aulas. Schmid (2006) sugere que o uso de música e movimento ajudam o aluno a reter informações. A música, segundo Schoepp (2001) , por apresentar uma linguagem coloquial, favorece a aquisição de aspectos lingüísticos e o aprendizado das estruturas gramaticais. Krashen (apud Schoepp,2001), a música envolve razoes afetivas.

Então por que não trazer este mecanismo para as nossas aulas. Não é preciso fugir do programa curricular mas inseri-la a este.

OBJETIVOS:

  • Apresentar o conteúdo de forma a proporcionar uma aprendizagem satisfatória a 80% dos alunos;
  • Aumentar para 80% o índice de proficiência dos alunos no SPAECE e em outras avaliações externas;
  • Que os alunos se sintam atraídos pelo ambiente escolar e a frequência aumente para 100%;
  • Levar o aluno a através da música , construir uma prática de apreensão dos conteúdos que mais tenha dificuldades;
  • Fazer com que o aluno sinta-se sujeito do processo ensino aprendizagem, construindo um campo cognitivo através da música.

CONTEÚDOS:

Matemática – álgebra

Física – temperatura

Biologia – ecologia

Química – tabela periódica

História – Brasil anos 20

Artes - obra de Portinari

Geografia _ hidrografia e relevo

Língua portuguesa _ leitura, compreensão e interpretação de textos. Produção , análise e reflexão de textos.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto “Um canto para encantar” tem a finalidade de proporcionar aos alunos uma aprendizagem satisfatória e aumentar o índice de proficiência destes. Como estratégias os alunos deverão fazer paródias utilizando os conteúdos; fazer letras de músicas usando os elementos periódicos; criar refrãos com fórmulas algébricas; organizar coral com os tópicos dos acontecimentos históricos do Brasil nos anos 20; formar equipes de repentistas que cantem os rios brasileiros; música do candoblé para ensinar as tradições afro-brasileiras; saraus as sextas-feiras após o recreio; criar música falando de guerra e paz em confronto ao quadro de Portinari guerra e paz que agora voltou ao Brasil depois de 54 anos; criar HAP a ser apresentados em musicais, etc.

A principal linha deste trabalho consiste em focar na aprendizagem dos alunos e acabar de vez com a evasão escolar.

RECURSOS TECNOLÓGICOS:

Internet;

Rádio;

Vídeo;

Celulares;

Softwers;

Máquina fotográfica;

Datashow

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se aumentar o nível de proficiência dos alunos no SPAECE para 80% e diminuir a evasão em 100%.

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO:

Painéis; blogs, apresentações em rádios locais, panfletos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://sites.google.com/site/.../os-meus.../pedagogia-libertaria-e-anarquista

Coleção escola aprendente

Nenhum comentário:

Postar um comentário