sexta-feira, 27 de agosto de 2010

REGRAS DE CONCORDÂNCIA VERBAL

CONCORDÂNCIA VERBAL

A maior parte de, grande número de, etc.

  • Se a expressão estiver sozinha - verbo no singular:
    A maior parte ficou do lado de fora.
  • Se a expressão estiver acompanhada de adjunto adnominal plural - verbo no plural:
    A maior parte dos estudantes ficaram do lado de fora.
    A maior parte de suas poesias foram escritas durante o exilo.

Verbo acompanhado de se

Se o se for índice de indeterminação do sujeito ( VTI / VI / VL) - verbo na 3ª pessoa do singular:
Precisa-se de vendedores. ( VTI)
Vive-se bem em Alagoas. (VI )
Quando se está com temores, não se sai de casa. ( VL )

Verbos dar, bater, soar

Indicando horas, concorda com o número de horas:
Soaram duas horas.
Deram três horas, e ele não chegou.

Um dos que, uma das que

Normalmente com verbo no singular, a não ser que queira-se enfatizar o conjunto:
Não serei eu um dos que cruzará o braço.
Não serei eu um dos que cruzarão os braços.
Ensino à distância é um dos que mais cresce no país.

Mais de, menos de, perto de, cerca de, etc.

Verbo concorda com o numeral:
Mais de dois terços da pescaria foram rejeitados.
Até o ano de 1500, cerca de 500 milhões de habitantes povoaram a Terra.

Pronomes de tratamento

Concorda com a pessoa do discurso, mas sempre na 3ª pessoa, mesmo que o sujeito esteja na 2ª. pessoa:
Vossas Senhorias não ainda não discutiram os assuntos da pauta.

Topônimos e títulos de obras plural

  • Sem artigo - singular:
    Três Lagoas há muito não progride.
  • Com artigo - plural:
    Os Estados Unidos vão ter que admitir uma nova política externa. Não sei onde estão situados os Alpes.

Pessoas diferentes

  • Você e eu - concorda com a 3ª pessoa plural:
    Você e eu iremos cuidar do caso imediatamente.
  • Tu e ele - concorda com a 2ª pessoa plural:
    Tu e ele fizestes a declaração conforme as normas da casa.

Núcleos conectados por ou

  • Se der a ideia de exclusão - verbo no singular:
    Ela ou ele fará o plantão desta noite.
  • Se der ideia de retificação - concorda com o núcleo mais próximo:
    Adeus ou rosas ficarão na memória.

Aposto resumitivo

Se os núcleos forem retomados por aposto resumitivo - verbo no singular:
Festas, dinheiro, abundância, nada a satisfaz.
Prazeres, farras, mulheres, tudo é ilusão.

Sujeito e Verbo Ser

  • Regra geral o verbo concorda com o predicativo:
    Os interessados éramos nós.
    As crianças eram a alegria da festa.
  • Quando o predicativo é pouco, muito, bastante, suficiente, etc. - verbo no singular:
    Dois quilos de carne é bastante para dez pessoas.
    Mil reais por cabeça num hotel daqueles é pouco.

Verbo Ser, ora concorda com predicativo, ora com o sujeito

  • Se houver pessoa e coisas, pessoa prevalece:
    Lúcia era as alegrias da casa.
  • Se houver plural e singular, plural prevalece:
    Minha garantia eram as jóias.
  • Se houver pronome pessoal reto e quaisquer palavras, prevale o pronome:
    Que tipo de professores sois vós?

Frases iniciadas pelos interrogativos que, quem + verbo ser

Geralmente concordam com o pronome:
Quem é você?
Quem chegou primeiro fomos nós.

Verbo fazer com sentido de tempo decorrido

É impessoal. Não tem sujeito e fica sempre no singular:
Faz 10 anos que ele foi para a Irlanda.

Concordância com tempos compostos

Com os tempos compostos em geral, o verbo auxiliar é o que recebe a flexão, isto é, as formas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio) permanecem no singular:
Os alunos vão ter que completar o teste em 40 minutos.
Aquelas pessoas teriam realizado a prova se tivessem chegado mais cedo.
Os alunos estavam fazendo quando acabou a energia elétrica.

nota:
Verbos auxiliares que acompanham o fazer ( sentido tempo decorrido ) também ficam no singular:
Amanhã vai fazer 10 anos que estou nesta casa.
Hoje deve estar fazendo 20 anos que me aposentei.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A CABANA - WILLIAN P. YOUNG

UMA BOA LEITURA


Nestes dias, dediquei-me a leitura do livro A CABANA do canadense Willian P. Young. Fiquei maravilhado com as colocações que o autor faz. É uma história muito envolvente de um pai que perde a filha e após três anos recebe um chamado, através de um bilhete, para um encontro com DEUS. É uma leitura gostosa cheia de flashes curiosos.

Eis algumas citações do autor:

"Se prestarmos bastante atenção conseguiremos descobrir alguma compensação no sofrimento". (p.22)

"O ser sempre transcende a aparência ". (p. 102)

"A autoridade é a desculpa que o forte usa para fazer com que os outros se sujeitem ao que ele quer". (p.112)

"Ao optar por definir o que é bom e o que é mau, busca-se determinar o próprio destino". (p.134)

"... onde há sofrimento você encontrará graças de inúmeras maneiras". (p.173)

"Não criamos o homem para viver sozinho. A mulher foi projetada desde o início. Ao tirá-la de dentro dele, de certa forma ele a deu à luz. (p.135)

"Dentre os mistérios de uma humanidade ferida, este também é bastante notável: aprender, permitir a mudança". (p.142)

"Julgar exige que você se considere superior a quem você julga". (p.146)

" Algumas vezes, as lágrimas são as melhores palavras que o coração pode falar". (p.212)

"Se as consequências das escolhas das pessoas forem eliminadas, a possibilidade de amor será destruída". (p.178)

A linguagem do autor é de fácil entendimento, escreve com autoridade de quem conhece profundadmente as angústias do ser humano. Não deixa escapar tendências políticas ou religiosas. LEIA E MARAVILHE-SE!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MENSAGEM DE PERSEVERANÇA

perseverança ao semear

P. Valdemar Gaede

*Um novo dia nasce em nossa vida. É dia de semear, de lançar boas sementes. Só colhe bons frutos quem lança boas sementes. O sonho de cada pessoa é colher felicidade. Ninguém nasce para ser infeliz. Sonhamos todos com uma colheita farta de felicidade. Mas, para colher, é preciso primeiro plantar. Acontece, porém, que nos esquecemos de semear ou nos cansamos de semear. E depois nos surpreendemos quando a colheita boa não vem. Como colher se não semeamos.

O apóstolo Paulo sugere: "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos" (Gálatas 6.9)

Às vezes vê-se gente cansada de semear o bem:

    • Já investi tanto naquela pessoa. Não adiantou. Não tive retorno. Agora desisto!
    • Já estou cansado de prestar serviço voluntário. Nada muda. Ninguém reconhece o meu esforço. Vou parar com isto!
    • Já estou cansado de atuar na comunidade. São sempre os mesmos a fazerem tudo. Os outros não fazem nada.
    • Sim, estou cansado de servir, de amar, de fazer o bem.

É compreensível que desanimemos. Deus entende também a nossa decepção. Nossa revolta também tem lugar no colo de Deus. Mas ele insiste: Não desanime! Não desfaleça! A seu tempo colherás! Aprendamos, portanto, da paciência e da perseverança do agricultor. Ele sabe que, para colher, é necessário plantar, custe o que custar. Ás vezes ele planta e a chuva não é suficiente para uma boa colheita. Às vezes ele semeia, mas vem a tempestade e carrega para longe a semente. Às vezes ele planta, mas vêm os insetos e acabam com a lavoura. Nem por isso ele deixa de plantar. É persistente porque sabe que, a seu tempo, a colheita virá.

    • Como posso colher amizade, se me cansei de querer bem as outras pessoas?
    • Como posso colher paz se já me cansei de perdoar?
    • Como posso colher amor se já não quero mais servir?
    • Como posso colher felicidade se já não me empenho pela felicidade dos outros?
    • Como posso colher bênção se vivo reclamando da vida.

DÚVIDAS SOBRE CRASE

DÚVIDAS SOBRE CRASE
Até as 22h
A maioria dos estudantes, ao escrever uma frase como esta, ficaria em dúvida quanto a colocação ou não do acento grave indicador de crase em "as 22h". Acredito que colocariam o acento. E você, caro internauta, colocaria o acento grave ou não?

Vamos à explicação: o vocábulo crase provém do grego krâsis, cujo significado é ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo. Para nós, lusófonos, é a contração da preposição
a com os artigos definidos a, as ou com os pronomes demonstrativos a, as, aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo:
  • a + a = à
  • a + as = às
  • a + aquele = àquele
  • a + aqueles = àqueles
  • a + aquela = àquela
  • a + aquelas = àquelas
  • a + aquilo = àquilo


Vejamos alguns exemplos:


1.
"Nunca obedeci àquele homem, pois não o respeito" (quem obedece, obedece a alguém);
2. "Assisti à peça teatral escrita por Mário Bortoloto" (quem assiste, no sentido de ver, assiste a algo);
3. "Não aspiro àquela vaga, mas à que foi ocupada por Oriolando" (quem aspira, no sentido de desejar muito, aspira a algo);
4. "Cheguei ao cinema às 19h50" (chegar, ao indicar hora exata, exige a preposição a).

Ocorre, porém, que, em muitas situações, outra preposição é usada, e não o
a. Quando isso ocorrer, não haverá o acento indicador de crase, em virtude da falta da preposição a. Vejamos alguns exemplos:

1.
"Cheguei após as 7h": não há o acento indicador de crase, pois, no lugar da preposição a, usou-se a preposição após;
2. "Estou aqui desde as 7h": não há o acento indicador de crase, pois, no lugar da preposição a, usou-se a preposição desde.

Há, porém, uma preposição que admite a preposição
a ao seu lado: é a preposição até. Vejamos alguns exemplos:

1.
"Ontem, fomos até o parque caminhar" (ou até ao parque);
2. "Dormi até o meio-dia" (ou até ao meio-dia).

Tal combinação não é obrigatória; é, aliás, desnecessária. A combinação de
até com a acontece com o objetivo de evitar ambigüidade, ou seja, evitar duplo sentido na frase, pois o vocábulo até, além de ser preposição, também pode ser advérbio com o sentido de inclusive. Às vezes, não há como saber qual dos dois foi usado.

Veja o seguinte exemplo:

"A enchente inundou o bairro todo, até a igreja"
Não dá para saber o sentido exato da frase. Há duas situações:
- A enchente inundou o bairro todo, mas não a igreja: chegou até ela e parou;
- A enchente inundou o bairro todo, inclusive a igreja.

Se a primeira opção for a verdadeira,
até é preposição; se for a segunda, advérbio. Caso a verdadeira seja a primeira opção, recomenda-se o uso da preposição a em combinação com até, evitando, assim, o duplo sentido: "A enchente inundou o bairro todo, até à igreja".

Caso a verdadeira seja a segunda opção, recomenda-se o uso de inclusive: "A enchente inundou o bairro todo, inclusive a igreja".


Conclusão
A frase apresentada no início do texto não apresenta ambigüidade. Pode-se, portanto, usar o acento indicador de crase, mas não há necessidade dele.


CONCORDÂNCIA VERBAL - EXERCÍCIOS


GRAMÁTICA - CONCORDÂNCIA VERBAL
Há casos especiais de concordância verbal que não seguem regra geral (ou parecem não seguir), ou admitem mais de uma possibilidade. Esses casos podem ser agrupados em três categorias: os que só admitem verbo no singular, os que só admitem no plural, e aqueles que admitem o verbo no singular e no plural. Agora, escolha a opção que melhor completa os espaços abaixo e verifique se você anda cometendo erros de português.


1. _________________ cinco horas no relógio.

Deram
Deu
Dava

2. __________________ outras greves na semana que vem.

Pode haver
Podem haver
Poderão haver

3. Não serei eu que _______________ a denúncia.

fiz
fará
farei

4. Por meio do teclado, _____________ ao papel os caracteres correspondentes.

transmitem-se
transmite-se
se transmite

5. _______________ das minhas sugestões.

Discordou-se
Discordaram-se
Se discordaram

6. Não é permitido que ________________ carros sem cartão.

se estacionem
se estacione
estacione-se

7. ______________ em várias soluções diferentes.

Se pensaram
Pensaram-se
Pensou-se

8. É importante que ______________ os erros do passado.

Se evite
Se evitem
Evite-se

9. Não ___________ murmúrios no salão de festas.

se ouviram
ouviram-se
se ouviu

10. Jogos, passeios, festas, nada o ______________.

distraíam
distraía
distraíram

GABARITO:
1.1
2.1
3.3
4.1
5.1
6.1
7.3
8.2
9.1
10.2

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BIOÉTICA

A bioética e a nova realidade

Etimologicamente, Bíos é vida humana em grego, e Ethiké, caráter, hábito. Em grego ainda, temos Biotós, vida boa, que vale a pena viver. Com a explosão de um bíos tecnocientífico, atrelado a um ethós liberal, os antigos instrumentos de uma ética prática, quais sejam, de beneficência, não maleficência e justiça, já não respondem às expectativas da sociedade.

Como consequência, na década de 70, com a desconfiança na competência técnica, a expansão da escola pública e os movimentos em prol dos direitos civis, surge o princípio da autonomia, com status de direito moral e legal, que devolve ao cidadão o direito de dividir as decisões sobre sua saúde e tratamento, originando, então, o consentimento informado.

Mais recentemente, a alteridade (o outro sou eu) preenche o vazio, permite uma tematização da bioética, coloca a pessoa como sujeito e protagonista, usuário e crítico, responsável pelos serviços de saúde, rompendo com o paternalismo e absolutismo antigos. A pessoa passa a ser o fundamento de toda reflexão e de toda prática ética.

ATIVIDADE:
Crie um texto sobre ética e vida.

JUROS SIMPLES

JUROS SIMPLES

Quando se deposita ou empresta uma certa quantia, denominada capital por um certo tempo, recebe-se como compensação outra quantia , chamada juros.

Capital __c___ (quantia emprestada)
Taxa____ i___ (porcentagem envolvida)
Tempo___t___ (período do empréstimo)
Juros____j____(a renda obtida)


Os problemas sobre juros simples podem ser resolvidos por meio de uma regra de três composta. Na pratica são resolvidos através de formula.

Exemplo:
O capital 100 em 1 ano produz i
O capital c em t anos produzira j

Capital______tempo______juros

100_________1____________i
c___________ t____________J

I/j=100/c.1/t

i/j= 100/c.t

100j= c.i.t

j=c.i.t/100



OBESERVAÇÃO

A formula somente é válida quando a taxa e o tempo estiverem numa mesma unidade

Exemplos

Calcular os juros produzidos por um capital de R$ 5.000,00 empregado à taxa de 90% ao ano, durante 2 anos

Solução
J = ?, c = 5000, i = 90% ao ano, t = 2 anos

Temos: j = c.i.t / 100
Substituindo temos:

J = 5000.90.2 / 100
J = 900000/ 100
J = 9000

Exemplo “2”

Calcular os juros produzidos por um capital de R$ 10.000,00 empregado à taxa de 3% ao mês, durante um ano.

Temos: j = c . i . t / 100

J= 10000.3.12 / 100
J = 360000 / 100
J = 3600

Exemplo “3”

Qual o capital que, em quatro meses, rendeu R$ 11.520,00 de juros à taxa de 96% ao ano?

Temos : j = c.i.t / 100

11520 = c.8.4 / 100
32c = 1152000
c = 1152000 / 32
c = 36000

Exemplo “4”

Durante quanto tempo ficou empregado um capital de R$ 45.000,00 que rendeu R$ 8.100,00 de juros, à taxa de 2% ao mês?

Temos : j = c.i.t / 100

8100 = 45000. 2. t / 100
90000t = 810000
t = 810000 / 90000
t = 9

EXERCICIOS

1) Calcule o juro produzido por R$ 50.000,00 durante 2 anos , a taxa de 30% ao ano. (R=30.000)
2) Calcule o juro produzido por R$ 18.000,00, durante 3 meses, a taxa de 7% ao mês. (R=3780)
3) Calcule o juro produzido por R$ 72.000,00, durante 2 meses , a taxa de 60% ao ano (R=7200)
4) Calcule o juro produzido por R$ 12.000,00, durante 5 meses, a taxa de 6,5% ao mês (R= 3900)
5) Por quanto tempo devo aplicar R$ 10.000,00 para que a renda R$ 4.000,00 a uma taxa de 5% ao mês? (R=8)
6) Por quanto tempo devo aplicar R$ 3.000,00 para que renda R$ 1.440,00 a taxa de 12% ao mês? (R = 4)
7) A que taxa mensal devo empregar um capital de R$ 10.000,00 para que, no fim de 2 meses renda R$ 2.000,00 de juros? (R=10%)
8) A que taxa mensal devo empregar um capital de R$ 20.000,00 para que, no fim de 10 meses renda R$ 18.000,00 de juros? (R= 9%)
9) Qual será o capital que em 9 meses, a 6% ao mês, renderá R$ 32.400,00 de juros ? (R= 60.000)
10) Qual será o capital que,em 3 meses, a 72% ao ano renderá R$ 720,00 de juros? (R=4.000)

SPAECE - ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

PREPARE-SE PARA O SPAECE

1º) Para preparar uma massa, um pedreiro mistura, a cada 2 latas de cimento, 3 latas de areia. Quantas latas de areia são necessários para misturar com 8 latas de cimento?

2º) Com o valor gasto por um cliente adquirindo 10 litros de leite do tipo C, pode-se comprar o seguinte número de litros de leite do tipo A:

3º) João foi ao supermercado, onde comprou 3 kg de carne, 5 kg de feijão e 8 kg de arroz. Sabendo que o quilo de carne custa R$ 7,00, o quilo de feijão custa R$ 2,20 e o de arroz custa R$ 1,50, quanto João gastou nesta compra?

4º) O preço de uma moto 125 cc 0 km, é de R$ 5.400,00. Considerando que cada ano de uso, há uma desvalorização de R$ 420,00, quanto custará a moto após quatro anos?

5º) Um grupo de balé se prepara para uma apresentação e se organiza no palco em filas. Na primeira fila ficam duas pessoas, na segunda ficam três, na terceira, quatro, ou seja, cada fila acrescenta-se uma pessoa. No total formarão oito filas. Quantos componentes têm esse grupo de balé?

6º) Luiz comeu de um pão no café da manhã, e sua irmã . Os dois irmãos comeram que fração desse pão?

7º) Uma receita médica contém a seguinte informação: tomar 03 comprimidos ao dia, durante 18 dias. Na compra deste medicamento, o paciente verificou que cada caixa contém 20 comprimidos e que a farmácia não vende este comprimido por unidade. A quantidade mínima de caixas que o paciente deve comprar é:

8º) Vânia tem R$ 108,00. Pagou uma divida de R$ 45,00 e comprou 2 camisetas por R$ 14,00 cada uma, um par de sapato por R$ 26,00 e 1 calça por R$ 32,00. Qual o seu saldo em reais após efetuar esses pagamentos?

9º) Na perfuração de um poço artesiano, sabe-se que a cada 30m de profundidade a temperatura aumenta de 1º C (1 grau Celsius). Em Senador Pompeu, município do sertão cearense, a temperatura da superfície do solo é de 42º C, e encontra-se água a uma profundidade de 90m. Em que temperatura se encontra a água encontrada?

10º) A mãe de Roberta está preparando para o seu aniversário bolos deliciosos. Ela dispõe de 4 tipo de doces para o recheio, doce de leite, ameixa, leite condensado e goiaba. Para a cobertura apenas creme de chocolate e creme de baunilha. Quantos bolos diferentes com recheio e cobertura a mãe de Roberta poderá preparar?

11º) O número decimal 2,401 pode ser decomposto em:

12º) A professora de matemática propôs como exercício a expressão . .

13º) Uma horta comunitária será criada em uma área de 5 100m2. Para o cultivo de hortaliças, serão destinados desta área. Quantos metros quadrados serão utilizados neste cultivo?

14º) Foi proposta para um aluno a seguinte expressão: + um resultado aproximado da expressão é.

15º) Em uma cidade em que as passagens de ônibus custam R$ 1,20, saiu em um jornal a seguinte manchete:

“NOVO PREFEITO REAJUSTA O PREÇO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM 25% NO PRÓXIMO MÊS”

Qual será o novo valor das passagens?

16º) Trabalhando 10 horas por dia, um pedreiro constrói uma casa em 120 dias. Em quantos dias ele construirá a mesma casa, se trabalhar 8 horas por dia?

17º) O resultado da expressão 2x2 – 3x +10, para x = -2, é:

18º) Uma galeria vai organizar um concurso de pintura e faz as seguintes exigências:

1º) A área de cada quadro deve ser 600 cm2;

2º) Os quadros precisam ser retangulares e a largura de cada um deve ter 10 cm a mais que a altura.

19º) As variáveis n e p assumem valores conforme mostra a figura abaixo.

n

5

6

7

8

9

10

p

8

10

12

14

16

18

A relação entre p e n é dada pela expressão:

  1. P = n + 1. b) p = n + 2 c) p = 2n – 2 d) p = n – 2

20º) A figura abaixo mostra um roldana, na qual em cada um dos pratos há um peso de valor conhecido e esferas de peso x. um expressão matemática que relaciona os pesos nos pratos da roldana é:

21º) No pátio de uma escola, o professor de Matemática pediu que Júlio, que mede 1,60m de altura, se colocasse em pé, próximo de uma estaca vertical. Em seguida, o professor pediu a seus alunos que medissem a sombra de Júlio e a da estaca. Os alunos encontraram as medidas de 2m e 5m, respectivamente, conforme ilustram as figuras abaixo.

1,60m

2m

x

5m



22º) A quadra de futebol de salão de uma escola possui 22 m de largura e 42 m de comprimento. Um aluno que dá dez voltas completa nessa quadra percorre:

23º) Na 7º série, há 44 alunos entre meninos e meninas. A diferença entre o número de meninos e os de meninas é 10. Qual é o sistema de equações do 1º grau que melhor representa essa situação?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GEOGRAFIA - URBANIZAÇÃO

A cidade

A cidade se apresenta centro das ambições

Para mendigos ou ricos e outras armações

Coletivos, automóveis, motos e metrôs

Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs

A cidade não pára, a cidade só cresce

O de cima sobe e o de baixo desce

Chico Science


A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho de música, o autor:

a) Considera a exclusão social como uma característica marcante das sociedades urbanas.

b) Denuncia a pequena mobilidade econômica das classes sociais no meio urbano.

c) Exalta a melhoria na qualidade de vida urbana pela diversidade de meios de transportes.

d) Inclui o contigente populacional urbano presente no mercado de trabalho informal.

2) O Brasil teve um processo de urbanização muito rápido e mais de 80% de sua população vive, atualmente, nas zonas urbanas. Considereas afirmações sobre a urbanização brasileira nas últimas décadas.

I) O Brasil se urbanizou de forma intensa, concentrando grande parte dessa população em grandes cidades formando regiões metropolitanas em torno das capitais dos estados.

II) Houve uma grande concentração populacional nas cidades na região Sudeste associada ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.

III) As cidades pequenas reforçaram a sua importância no cenário brasileiro, com a atração de investimentos para seus arredores em função do grande número de trabalhadores qualificados.

Está correto o que se afirma em

a) I e II

b) II e III

c) I e III

d) I, II e III

3) Nas grandes metrópoles brasileiras, o comércio informal é uma constante. Em algumas delas, como Belo Horizonte e São Paulo, já existem espaços próprios para concentração de barracas e bancas. Esses espaços recebem onome de “Shoppings populares” ou e “camelódromos”. Sobre este tipo de atividade responda:

a) INDIQUE um fator responsável pelo desenvolvimento do comércio informal.

b) EXPLIQUE como o fator citado no item anterior provoca o desenvolvimento deste tipo de atividade.

Gabarito

1)c

2)a

3) a)O que pode ocasionar o desenvolvimento do comercio informal é a falta de escolaridade.

EQUAÇÕES POLINOMINAIS

EQUAÇÕES POLINOMINAIS – RAIZES DE UMA EQUAÇÃO POLINOMIAL

FAZER OS CÁLCULOS EM RASCUNHOS

1. Quais números do conjunto S = { -3, -6, 3, 6} são raízes da equação x2 – 3x – 18 = 0?

2. Quais dos números seguintes : -2, -1, 0, 1 e 2 são raízes da equação x3 – x2 – 2x = 0?

3. Determine o valor de m na equação 5x2 + mx – 4 = 0 para que 2 seja uma das raízes dessa equação.

4. Dada a equação kx3 + 8x2 + (k + 2)x – 16 = 0, determine o valor de k para que o número 1 seja raiz dessa equação.

RESPOSTAS

1. -3 e 6

2. -1, 0 e 2

3. M= -8

4. K = 3

CAMPO ELÉTRICO - ATIVIDADES

CAMPO ELÉTRICO
  1. (UEL – PR) A tensão elétrica entre dois pontos a e b de um campo elétrico, fisicamente, representa.
  1. a razão entre a quantidade de carga transportada e o tempo gasto.
  2. O trabalho realizado pelas cargas ao deslocar – se entre os pontos a e b.
  3. A intensidade de corrente que flui e a para b.
  4. A energia que o campo elétrico transfere por unidade de carga que ele desloca de a para b.

2. (UFMA) Ao chegar em casa num dia chuvoso, João disse Ter visto um pássaro morrer quando pousava na rede elétrica da alta tensão. De acordo com essa afirmação, marque a opção CORRETA.

  1. João não disse a verdade visto que não há diferença de potencial entre os dois pontos de contato do fio.
  2. A ave morrerá visto que a oscilação da rede elétrica durante a chuva, estabelece uma diferença de potencial.
  3. João não disse a verdade visto que a elevada tensão do fio protege a ave.
  4. A ave morre em decorrência do efeito Joule durante a chuva.

3. (Enem) Em relação ao funcionamento de um chuveiro elétrico, é CORRETO afirmar que:

  1. a energia usada para aquecer o chuveiro é de origem química, transformando – se em energia elétrica.
  2. A energia elétrica é transformada no chuveiro em energia mecânica e, posteriormente, em energia térmica.
  3. O aquecimento da água deve – se a resistência do chuveiro, onde a energia elétrica é transformada em energia térmica.
  4. A energia térmica consumida em um banho, é posterior transformada em energia elétrica.

4. Leia a frase. “Os resistores que possuem resistência elétrica costante para qualquer valor de diferença de potencial”. Marque a alternativa CORRETA. Essa frase refere – se:

  1. à corrente elétrica convencional.
  2. À corrente elétrica conítnua.
  3. Ao condutor ôhmico.
  4. À resistência elétrica.

5. (Univali – SC) Para de descobrir se em uma determinada região do espaço há um campo elétrico, coloca – se ali uma carga elétrica e verifica – se se nessa carga ocorre:

  1. vibração
  2. variação na massa
  3. variação no grau de eletrização
  4. aparecimento de força elétrica

6. (UFRN) A respeito das linhas de forças de um campo elétrico, é correto afirmar.

  1. as linhas de forças são tangentes aos vetores campo elétrico.
  2. As linhas de forças são orientadas, no sentido das cargas elétricas positivas.
  3. Em um campo elétrico uniforme, as linhas de forças convergem para um mesmo ponto.
  4. Uma linha de força pode começar e terminar em uma mesma carga elétrica.

GABARITO (RESPOSTAS)

1.B

2.A

3.C

4.C

5.D

6.A


ESTUDO DO VERBO (NO CONTEXTO)


Leia o texto a seguir e responda:

Juntando tudo, Virgínia fez uma bola e atirou-a no cesto. Meu Deus, que distante lhe parecia aquele tempo. Aquela gente. Bruna casada com Afonso e com uma filha começando a fazer perguntas. Otávia prometendo para breve uma exposição de pintura. Netércio já aposentado, cada vez mais casmurro. Mais fechado. Letícia já famosa, segundo Bruna sugeriu. Conrado enfurnado na chácara, tocando piano criando pombos… Na casa, em lugar de Frau Berta, ficara uma portuguesa chamada Inocência. Sim, tudo mudara e ficara longe.

1- Observe que o narrador, nesse texto, lembrando-se de alguns fatos do passado, emprega muitos verbos nas formas nominais, omitindo os verbos auxiliares.

a) Que verbo auxiliar poderia ser empregado junto com as formas nominais casada, promentendo, aposentado, fechado e enfurnado?

b) De acordo com o contexto, em que tempo e modo esse verbo seria empregado?

2- O gerúndio é uma forma nominal que exprime a idéia de que a ação verbal está ocorrendo naquele momento, enqunto o partícipio transmite a idéia de que o processo verbal chegou ao fim.

a) Que personagens, citadas no texto, dão ao leitor a idéia de estarem estabilizadas, numa situação definitiva? Qual dessas formas nominais é empregada em referência dessas personagens?

b) Que personagens, ao contrário, dão ao leitor a idéia de que estão ativas, em permanente ação? Qual dessas formas nominais é empregada em referência a essas personagens?

c) Que formas nominais são empregadas para caracterizar a personagem Conrado?

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - FÁBULA

O GATO E A BARATA

A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda com um pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu – se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu – se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de suas aflição, do alto do copo.

- Gatinho, meu gatinho – pediu ela – , me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva.

- Você deixa mesmo eu engolir você? – disse o gato.

- Me saaaalva! – implorou a baratinha. – Eu prometo.

O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada.

- Que é isso? – perguntou o gato. – Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixaria eu comer você inteira.

- Ah, ah, ah – riu então a barata, sem poder se conter. – E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?

Moral: Ás vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.

(Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. 8. ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1963. p. 15-6.)


1Quais as personagens das fábula2

2.O que aconteceu à barata?

3.O que fez ela, quando se viu presa dentro do corpo?

4.Segundo o autor, por que o vinho subiu logo à cabeça da barata?

5.Que faz o gato ao ver a aflição da barata?

6.Vendo – se salva, como age a barata? Como reage quando o gato lhe cobra a promessa?

7.Explique a moral da fábula com suas palavras.

8.Você concorda com a moral do texto? Justifique sua resposta, procurando ilustra –la com um fato de que tenha tido conhecimento ou que tenha acontecimento com você.

EXERCÍCIOS DE MÁTEMÁTICA -OBMEP

TESTES MATEMÁTICOS

  1. (OBMEP) Um time ganha 3 pontos por vitória, 1 ponto por empate e nenhum ponto em caso de derrota. Até hoje cada time já disputou 20 jogos. Se um desses times venceu 8 jogos e perdeu outros 8 jogos, quantos pontos ele tem até agora?

a) 23

b) 25

c) 26

d) 27

e) 28


2. O sexto termo da sequencia 9, 16, 23, 30, 37, …, é:

a) 40

b) 41

c) 42

d) 43

e) 44


3.(SARESP) Em um jogo, os participantes vão recebendo fichas de diferentes valores. Em uma partida, Clara recebeu 5 fichas de 2 pontos cada uma, 4 fichas de 3 pontos cada uma e 3 fichas de 5 pontos cada uma. Se o vencedor é o primeiro a completar 40 pontos, Clara:

a) perdeu, pois ficaram faltando 4 pontos.

b) Perdeu, pois ficaram faltando 3 pontos.

c) Perdeu, pois ficaram faltando 2 pontos.

d) Venceu com um ponto a mais que o necessário.


4.(OBM) Considere dois números naturais, cada um deles com três algarismos diferentes. O maior deles só tem algarismos pares e o menos só tem algarismos ímpares. Se a diferença entre eles é a maior possível, qual é essa diferença?

a) 997

b) 777

c) 507

d) 531

e) 729


5.(OBMEP) Marina, ao comprar uma blusa de R$ 17,00, enganou – se e deu ao vendedor uma nota de R$ 10,00 e outra de R$ 50,00. O vendedor, distraído, deu troco como se Mariana lhe tivesse dado duas notas de R$ 10,00. Qual foi o prejuízo de Marina?

a) R$ 13,00

b) R$ 37,00

c) R$ 40,00

d) R$ 47,00

e) R$ 50,00

sábado, 14 de agosto de 2010

IPUEIRAS - CEARA

IPUEIRAS CEARÁ COMO ESTÁ CRESCENDO!!!
INFORME-SE!
Nos últimos dez anos IPUEIRAS teve um avanço bastante expressivo. Em quase todas as ruas que se anda, nota-se um grande avanço tanto em obras particulares como no setor público. Quem esteve na cidade a dez anos, surpreende-se com o crescimento na infra-estrutura.

COMÉRCIO DE IPUEIRAS CEARÁ
O comércio da cidade atende perfeitamente as necessidades de seus habitantes.
São dezoito casas de materiais para construções, entre elas a que mais se destaca é a CASA COITÉ que atende toda a região da cidade e do interior, inclusive com entrega a domicílio. Toda a estrutura pesada da obra, como: telhas artesanais
lajotas de 8 furos
brita 3/4
treliça
cimento
ferro em todas as bitolas
material elétrico e hidráulico.

IPUEIRAS tem bons mercantis, postos de combustíveis e muitas lojas de conveniência.

HOTEL EM IPUEIRAS - CEARÁ
Existem hotéis pequenos e de grande porte. O HOTEL CARAVELLE é estilo pousada, é o mais aconhegante. O HOTEL IPUEIRAS fica logo na entrada da cidade. CBN LANCHES E HOTEL fica no centro da cidade, preços acessíveis. fone: 88- 99683195.

TURISMO EM IPUEIRAS CEARÁ
A estátua do Cristo redentor, o açude da cadeia, bica do arraial. Nos distritos existem barragens, açudes, camping no distrito de matriz com trilhas para esportes radicais; parque no bairro da VILA MADEIRO com pista para SKATE e espaço para diversas atividades lúdicas.

CLUBE DE FESTAS EM IPUEIRAS CEARÁ
O mais tradicional é o GCDI, próprio para pequenos eventos; RANCHO FUNDO um CLUBE localizado no centro da cidade,VIA SHOW CLUB a seis quilômetros do centro, um club muito bem estruturado; a QUADRA DO CÍCERO PEREIRA no bairro da estação; a QUADRA DO CHICO DAVI a 15 quilômetros da cidade; nos distritos tem CBN CLUBE na matriz que fica a 20 quilômetros; a QUADRA RENASCER EM AMÉRICA. De todas estas casas de eventos a melhor e mais aconhegante é o RANCHO FUNDO que fica na cidade. Já promoveu grandes festas com as maiores bandas do país. É uma casa de show muito renomada. É uma vitrine para quem se apresenta. RANCHO FUNDO possui uma área de mil metros quadrados e um estacionamento com área de dois mil metros quadrados. A festa mais esperada é a da última novena da padroeira NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.

RESTAURANTES EM IPUEIRAS CEARÁ
Restaurante COCO VERDE; restaurante IPUEIRAS; CAÇULINHA e outros.

VSITE, IPUEIRAS E FIQUE FELIZ!!!


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A AÇÃO DO HOMEM NO PROCESSO DE EROSÃO NOS RELEVOS

A AÇÃO DO HOMEM NO PROCESSO DE EROSÃO NOS RELEVOS

A superfície da Terra como a conhecemos é formada tanto por processos geológicos que formam as rochas, como por processos naturais da degradação e também de erosão. Uma vez que a rocha é quebrada por causa da degradação, os pequenos pedaços podem ser movidos pela água, gelo, vento, ou gravidade. Tudo o que acontece para fazer com que as pedras sejam transportadas chama-se erosão.

A superfície do solo, não castigado, é naturalmente coberta por uma camada de terra rica em nutrientes inorgânicos e materiais orgânicos que permitem o crescimento da vegetação; se essa camada é retirada, esses materiais desaparecem e o solo perde a propriedade de fazer crescer vegetação e pode-se dizer que, no caso, o terreno ficou árido ou que houve uma desertificação.

As águas da chuva quando arrastam o solo, quer ele seja rico em nutrientes e materiais orgânicos, quer ele seja árido, provocam o enchimento dos leitos dos rios e lagos com esses materiais e esse fenômeno de enchimento chama-se asseroamento

O arrastamento do solo causa no terreno a erosão.

Na superfície do terreno e no subsolo, as águas correntes são as principais causas da erosão.

Análise do efeito das águas que fazem a erosão superficial de terrenos: A erosão depende fundamentalmente da chuva, da infiltração da água, da topografia (declive mais acentuado ou não), do tipo de solo e da quantidade de vegetação existente. A chuva é, sem dúvida, a principal causa para que ocorra a erosão e é evidente que quanto maior a sua quantidade e frequência, mais irá influenciar o fenômeno. Se o terreno tem pouco declive, a água da chuva irá "correr" menos e erodir menos.

Se o terreno tem muita vegetação, o impacto da chuva será atenuado porque a velocidade da água escorrendo no solo será diminuída devido aos obstáculos (a própria vegetação "em pé e caída") que agirão como pequenos degraus que evitam a erosão.

A erosão será diminuída também com as raízes darão sustentação mecânica ao solo; além disso, as raízes mortas propiciarão existirem canais para dentro do solo onde a água pode penetrar e com isso, sobrará menos água para correr na superfície.

Outro fator importante é que, se as chuvas são frequentes e o terreno já está saturado de água, a tendência é que o solo nada mais absorva e com isso, toda a água da chuva que cair, correrá pela superfície.

Se o solo é arenoso o arrastamento será maior do que se ele fosse argiloso .

Fatores que contribuem devido a ação do homem

Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:

  • O s desmatamentos (desflorestamentos) desprotegem os solos das chuvas.
  • o avanço imobiliário em encostas que, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno.
  • as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas.
  • a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialiddade de transportes materiais, devido ao escoamento superficial.
  • muitas pessoas e prédios num lugar com poucas árvores.

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